fbpx

API: tudo o que você precisa saber

API: tudo o que você precisa saber

Dentro do mundo do TI o termo API é muito comum. Essa é a sigla de Application Programming Interface que nada mais é que um conjunto de protocolos, funções e comandos usados por programadores.

Esse tipo de padrão pode ser usado de diferentes formas pelos desenvolvedores. Tanto para criar um software como para permitir a interação com aplicações externas. 

Quais as funções de uma API?

A principal função de uma API é agilizar o processo de desenvolvimento. Isso porque, através desse conjunto de comandos os programadores conseguem ter a disposição várias funções. Dessa maneira, não é necessário desenvolver um código do zero.

Para facilitar a compreensão vamos dar um exemplo. Quando você usa o Uber ele automaticamente localiza o seu endereço através do GPS.

Ele utiliza a geolocalização e a internet para captar os dados de localização. Em seguida, o aplicativo, através das APIs, interpreta as informações coletadas identificando o seu endereço. 

Toda essa interação só é possível através de APIs.

De modo geral podemos dizer que esses conjuntos de padrões simplificam o trabalho tanto dos desenvolvedores, como também dos próprios apps. 

Tipos de APIs 

Existe atualmente uma grande gama de APIs. Isso porque é possível criar diferentes tipos de conjuntos de comandos para facilitar o desenvolvimento de softwares.

Inclusive, é muito comum que empresas de soluções tecnológicas optem por esse tipo de dinâmica na hora de oferecer seus produtos. 

Isso porque, ela pode manter um software com um código padrão, e vender posteriormente recursos adicionais que poderão ser adicionados através de APIs.

Quais as vantagens de usar esse tipo de inovação? 

Além do fato dessa inovação facilitar e muito o dia a dia da sua equipe de TI, a sua empresa também pode ter uma série de outras vantagens, tais como:

Alto poder de integração

As APIs simplificam a integração de soluções, bem como a interação de ferramentas. Isso porque elas conseguem interpretar diferentes tipos de informações e códigos, sejam internos ou externos, de forma controlada e segura. 

Gestão interna

Por meio desse tipo de conjunto de padrões você consegue criar uma base de dados mais sólida e consequentemente trazer mais segurança para a gestão interna de TI. As APIs podem ser facilmente monitoradas e ajustadas, evitando assim brechas que possam prejudicar o seu negócio. 

Atualização constante de forma simplificada

Mais uma das vantagens desta inovação é que ela permite a atualização constante de seus softwares, mas de maneira simplificada. Isso porque através de uma API é possível adicionar recursos em plataformas, mas sem que sua equipe precise desenvolver um código do zero. 

Customização 

Para quem contrata soluções que usam esses padrões, outra vantagem é a customização. O seu software terá apenas os recursos e ferramentas que você precisa, sem precisar de um código pesado e complexo. 

Além disso, as próprias APIs ajudam no monitoramento de necessidades, permitindo que a sua empresa saiba do que ela realmente precisa. 

Gostou desse conteúdo? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse sempre em primeira mão.