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CRM: a importância de gerir bem a carteira de clientes

CRM: a importância de gerir bem a carteira de clientes

Fazer a gestão correta de clientes é essencial para aumentar as vendas. E uma ferramenta de CRM vai ajudar muito a gerir a carteira da sua empresa de maneira mais eficiente. 

De acordo com uma pesquisa do Software Advice, cerca de 74% dos usuários desse tipo de ferramenta afirmam que ela melhora o acesso aos dados dos clientes. Além disso, um estudo do SalesForce mostrou que essa solução pode aumentar as vendas em até 29%. Mas afinal, o que é  um CRM? Acompanhe nosso artigo e descubra.

O que é um CRM? 

CRM é a sigla para Customer Relationship Management (em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente). Basicamente, esse tipo de ferramenta utiliza uma base de dados para gerir as informações de clientes.

Dessa forma, é possível identificar mais rapidamente a jornada de cada cliente individualmente, e até mesmo antecipar necessidades. 

Por que utilizar um CRM na sua empresa? 

O CRM é indispensável para qualquer empresa que queira fazer a gestão eficiente de clientes. Isso porque, através dessa solução você consegue ter um histórico completo e assim desenvolver um acompanhamento detalhado da jornada de cada consumidor. 

Pense na seguinte situação. Você quer vender um imóvel para a pessoa X, que já havia entrado em contato com a imobiliária. 

Contudo, como a sua empresa não tinha um CRM, você não faz ideia das necessidades do lead, nem se o seu negócio pode atendê-lo.

Agora, quando o seu empreendimento possui esse tipo de ferramenta, desde o primeiro contato é possível captar dados do lead. E essas informações serão utilizadas para organizar os fluxos diários, bem como acelerar negociações. 

Além disso, esse tipo de inovação também traz uma série de outras vantagens, tais com: 

Identifique os leads com mais potencial de fechar a venda

Nem sempre um lead está no momento certo para fechar a venda. Mas através do CRM, é possível manter um acompanhamento detalhado da jornada de compra de todos os clientes em potencial, e assim identificar aqueles que já estão prontos.

Facilidade para acompanhar o funil de vendas 

Dependendo das interações que você tiver com cada prospect, é possível descobrir com mais facilidade em qual etapa do funil de vendas ele se encontra. E através da ferramenta Gestão de Relacionamento com o Cliente, você pode criar estratégias específicas para cada estágio, tais como: 

  • Nutrição dos leads através de conteúdos;
  • Atendimentos personalizados;
  • Agendamentos de calls;
  • Entre outras ações. 

Centralização de informações 

Por fim, uma das principais vantagens do CRM é que você pode centralizar as informações. Ninguém quer ficar consultando vários softwares ou plataformas para saber mais detalhes sobre o consumidor. 

Mas através dessa ferramenta você pode integrar diversos canais de atendimento e ferramentas em um único lugar, como, por exemplo, Whatsapp, Messenger e Chat online. 

Além disso, várias soluções do gênero também permitem que você obtenha relatórios sobre seus contatos e atendimentos. Dessa forma, ficará mais fácil saber pontos importantes como o tempo para fechamento de uma venda, principais canais de atendimento, condições de pagamento mais procuradas entre outras informações. 

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Através dos relatórios gerenciais e operacionais, facilita a tomada de decisão estratégica da sua empresa.

Veja suas principais funcionalidades:

✅ Emissão de Relatórios;
✅ Controle Gerencial;
✅ Interface Simples e Intuitiva;
✅ Cruzamento de Informações.
✅ Integração com serviços de SMS, telefonia e e-mail;
✅ Integração com várias API’s homologadas;
✅ Gerenciamento completo de Clientes, via Mailing ou Cadastro individual;
✅ Aplicável a toda operação de relacionamento com cliente.

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