fbpx

Mailing: o que é, como gerenciar e ferramentas

Mailing: o que é, como gerenciar e ferramentas

Muitos empreendedores ficam em dúvida sobre o que é mailing , e como gerenciar de forma eficaz

O mailing é uma base de contatos de e-mails que é utilizada para melhorar a precisão de estratégias de marketing e vendas de uma empresa. Essa lista geralmente é criada através de usuários que forneceram seus dados para a empresa por demonstrarem interesse pela marca, produto, serviço ou conteúdo. 

Através dessa base de dados a sua empresa pode criar ações personalizadas com foco em diferentes públicos. E então utilizá-las para gerar leads até se tornarem clientes já fidelizados. 

Como fazer a gestão do mailing

Para garantir a eficiência do seu mailing, é fundamental que você faça uma gestão de qualidade, pois toda ação dentro da captação e gerenciamento de e-mails vai interferir nos resultados.  

E para te ajudar nós separamos algumas dicas para gerenciar sua lista. Confira

Encaminhe os leads para um CRM

Se você já conta com leads dentro da sua base, o ideal é encaminhar os dados deles para um CRM. Dessa maneira você poderá acompanhar os fluxos com mais facilidade. Existem muitas ferramentas no mercado. O mais importante é verificar a expertise da empresa que desenvolveu a ferramenta, e o mais importante, as empresas que a utlizam.

Crie segmentações 

Segmentar sua base de e-mails irá ajudar a criar ações mais assertivas para cada grupo dentro dele. Fatores como dados demográficos, cargo e até mesmo níveis de interação com a sua empresa podem ser usados a seu favor.

Atenção a segurança das informações 

Tenha em mente que você está lidando com dados sensíveis dos usuários. Por isso é fundamental investir em mecanismos de segurança para garantir a proteção dessas informações. Ainda mais com a nova LGPD em vigor.

Dicas de ferramentas 

Se você deseja ter facilidade para criar e construir uma base de e-mails, você precisa escolher uma ferramenta que atenda as suas necessidades. Abaixo nós listamos algumas das principais do mercado. É importante saber qual o tamanho das listagens, e o que se deseja metrificar.

Mailchimp

Permite a criação de listas personalizadas e também é uma ferramenta de e-mail marketing. Ou seja, você consegue fazer tudo em um único lugar.

RD Station

Essa é uma ferramenta de automação voltada para marketing digital que também conta com vários recursos de mailing. E o bacana é que ela é integrável com várias ferramentas. 

Maillify 

É uma ferramenta que simplifica a gestão de e-mails e que também possibilita a criação de campanhas. 

Mailing e LGPD 

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) chegou ao Brasil para regulamentar a captação, armazenamento e uso de dados pessoais dos brasileiros. E se a sua empresa pretende utilizar o mailing no dia a dia, é essencial entender os principais aspectos dessa lei.

Caso contrário você corre o risco de sofrer penalidades e sanções pelo descumprimento das regras. 

Essa lei abrange muitos pontos da coleta e tratamento de informações, mas entre os principais que você precisa dar uma atenção especial estão: 

  • Coletar dados apenas com o consentimento do titular;
  • Informar o titular sobre qualquer mudança no uso das informações ou repasse das mesmas;
  • A pessoa dona dos dados pode revogar a autorização de uso a qualquer momento;
  • A empresa que capta e trata os dados deve garantir a segurança dos mesmos;
  • O titular pode questionar a exigência de determinados dados.  

Importante ressaltar que com a LGPD, toda a rede envolvida no uso de informações pessoais pode ser penalizada caso ocorra algum vazamento. Por isso é importante tomar os devidos cuidados. 

Gostou de saber mais sobre mailing? Quer receber nossos conteúdos em primeira mão? Então aproveite para assinar nossa newsletter.