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Máquina de vendas: como construir uma?

máquina de vendas: como construir uma

O CRM é uma excelente alternativa para quem deseja construir uma máquina de vendas com alto volume de conversão. Afinal de contas, através dessa ferramenta você terá à sua disposição uma série de informações sobre leads. 

Desde dados pessoais até o histórico de contato com cada um, esse tipo de plataforma traz vários benefícios para qualquer negócio. E se usada de forma correta, você pode inclusive construir um sistema automatizado para vender. 

Passo a passo para construir uma máquina de vendas através do CRM

Mas afinal de contas, o que fazer para construir uma máquina de vendas realmente eficiente? Para te ajudar nós separamos um passo a passo infalível, e que pode ser aplicado a qualquer negócio.

Inicie com a captação de mais leads

Para utilizar o seu CRM para construir um sistema automatizado de vendas é necessário abastecer a plataforma com leads. E para isso, nós sugerimos investir em diferentes tipos de ações, tais como: 

  • ADS;
  • Links patrocinados;
  • Marketing de conteúdo;
  • Iscas digitais.

Lembrando que é essencial que suas ferramentas de marketing estejam integradas ao CRM. Assim automaticamente as informações dos leads vão para o pipeline. 

Identifique quais os leads com mais potencial 

Ter 1.000 leads não significa que você terá 1.000. Na verdade, provavelmente a proporção será de 10% desse total, talvez até menos. 

Por isso é importante focar naqueles que oferecem maior potencial de conversão. E nesse sentido a máquina de vendas é muito útil, pois você poderá criar listas específicas e fluxos segmentados para nutrir esses compradores em potencial. 

Aqui também vale à pena investir em ferramentas que tenham um lead scoring.

Fique de olho no feedback para adaptar sua máquina de vendas 

O terceiro passo é sempre se atentar aos feedbacks das ações. 

Uma máquina de vendas precisa ser adaptada constantemente. Afinal de contas, sua empresa sempre irá receber leads e o próprio mercado muda de forma contínua. 

Fique de olho em métricas como: 

  • Taxa de conversão;
  • Abertura de mensagens;
  • Cliques em links;
  • Tempo de permanência em páginas;
  • Entre outras. 

Adote métodos ágeis 

Para conseguir extrair ao máximo o potencial de cada membro da sua equipe, e assim deixar a sua máquina de vendas ainda mais forte, não deixe de adotar métodos ágeis. 

Através deles é possível embasar as ações dos seus times, bem como deixar a operação mais enxuta, e em constante evolução.

Tenha em mente que os clientes estão dizendo o tempo todo o que querem. Seus colaboradores só precisam saber como escutar. 

Atualize, atualize e atualize mais uma vez

Não pense que você poderá usar o mesmo sistema de automação de vendas durante um ano inteiro sem qualquer atualização.

Na verdade, nenhuma máquina funciona 100% para sempre. Toda empresa vai precisar modernizar os processos. 

Seja para atender um novo grupo de leads que surgiu, oferecer uma oferta imperdível, ou até mesmo divulgar alguma novidade.

A verdade é que você vai sempre, monitorar, analisa e atualizar! 

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