fbpx

Trabalho Remoto: dicas de ouro para aumentar a produtividade

Trabalho Remoto: dicas de ouro para aumentar a produtividade

O trabalho remoto é uma modalidade de trabalho que já vinha ganhando espaço no Brasil. E com a pandemia o índice de profissionais atuando remotamente se tornou ainda maior. 

Além de aumentar a produtividade, o Home Office trás uma série de vantagens, tanto para a empresa como para o trabalhador. No caso dos empreendedores, por exemplo, os custos para manter equipes a distância são bem menores. Já para os profissionais, a flexibilidade de trabalhar em casa pode ajudar a gerar mais resultados. 

Contudo, para que o teletrabalho seja realmente produtivo, é importante colocar algumas dicas em prática. Confira! 

Invista em uma boa ferramenta de videoconferência 

Apesar de boa parte da comunicação acontecer via e-mail ou Whatsapp, contar com uma ferramenta de videoconferência é fundamental. Afinal de contas, através dela é possível fazer reuniões online com as equipes, e também otimizar a troca de informações. 

Atualmente já existem diversas opções, inclusive gratuitas, tanto profissionais e gestores. Então não deixe de pesquisar para verificar qual plataforma atende melhor suas necessidades. 

Utilize softwares de gestão

Um dos maiores desafios do trabalho remoto é a gestão de tarefas. A falta de um software de controle pode complicar a rotina, uma vez que não é possível acompanhar o avanço dos processos. 

Por isso, mais uma das dicas para quem vai atuar nessa modalidade, ou para empresas que desejam migrar parte dos funcionários para o home office  é investir em uma solução de gestão.

Atualmente já existem várias alternativas, tanto para gerenciar tarefas, como atendimentos e vendas. Vale a pena investir nesse tipo de tecnologia. 

Evite interferências 

Existem várias interferências no dia a dia que podem prejudicar a produtividade dos profissionais que atuam remotamente, como, por exemplo, as redes sociais e a TV. 

O ideal é evitar ou barrar esses “ladrões” do foco. 

Os aplicativos de controle de acesso para smartphones são excelentes alternativas. Além disso, é recomendado que o profissional escolha um local da casa onde seja possível ter privacidade sem distrações. 

Cuidado com transmissão de informações 

É fundamental garantir a segurança dos dados que são transmitidos entre os profissionais que atuam remotamente e a empresa. Para isso, são necessários cuidados básicos, como evitar conexões não seguras, ter um bom antivírus e proteger o acesso ao computador utilizado no dia a dia profissional. 

A empresa também precisa dar uma atenção especial para essa questão, principalmente por conta da LGPD. 

Comunicação é fundamental

Manter uma boa comunicação no trabalho remoto é fundamental. É através dela que será possível garantir uma maior sintonia na relação profissional/empresa. 

E existem várias maneiras de melhorar essa questão para quem trabalha home office. Desde a implementação ramais virtuais para todos possam se comunicar de maneira efetiva, até o uso de cloud computing, de modo a permitir o fácil acesso à softwares, documentos e outras informações de maneira facilitada mas com segurança. 

Quer saber mais sobre tecnológicas que podem ajudar no trabalho remoto? Então não deixe de seguir a gente no Facebook e Instagram.