Omnichannel: Entenda o que é, e como aplicar no seu negócio!



Omnichannel é uma estratégia adotada por empresas para levar ao consumidor final uma experiência única de atendimento por meio de diversos canais.


Sabia que ter poucos canais de comunicação pode fazer com que você perca boas oportunidades? E é mais do que apenas estar disponível em vários canais de comunicação, é sobre criar a melhor experiência para os seus consumidores, uma experiência única.


Pensando nisso, será que você está mesmo onde os seus consumidores estão?


Sabemos que, com a mudança de comportamento dos consumidores, as empresas têm enfrentado dificuldades para estimular o engajamento do consumidor, e é isso que a estratégia omnichannel faz, oferece meios para uma boa experiência de marketing, atendimento e venda, em todos os canais da empresa.


Quando falamos em estratégia omnichannel, queremos mostrar a abordagem realizada, isso significa que temos uma integração entre os canais de comunicação. Com isso, o conceito sobre o que é, tem sido bastante divulgado, atendendo ao processo de decisão de compra e a nova jornada dos usuários, desde a necessidade até a conversão em consumidor.


Quer saber como trabalhar com essa estratégia pode potencializar os seus resultados? Fique com a gente até o final, você vai entender melhor como esses novos consumidores se comportam, e como surgem no mercado estratégias voltadas ao entendimento dos desejos e necessidades do consumidor moderno, como é o caso da omnichannel.


Omnichannel: o que é?


Omnichannel nada mais é do que oferecer atendimento rápido e eficaz por meio de vários canais de comunicação, uma mensagem relevante e personalizada a todos os consumidores, independente da jornada de compra em que ele se encontra.


Considerando que um dos motivos que vem ampliando a estratégia omnichannel, é a ação do consumidor, que está passando por múltiplos canais antes de tomar uma decisão de compra, alternando sua atenção entre os canais online e offline.


A estratégia omnichannel é uma tendência que vem se consolidando a cada dia, já que o foco é no consumidor como principal estratégia. Os consumidores buscam, mais do que nunca, encontrar soluções de forma mais rápida e eficaz.


Se você ainda não está entendendo bem, vou te dar um exemplo prático.


Digamos que você seja proprietário(a) de uma loja de acessórios, e utilize as redes sociais para anunciar os produtos e fazer vendas online. Imagine que um consumidor decidiu reservar uma peça pelo WhatsApp com o objetivo de retirá-la na loja.


Ao ter uma estratégia omnichannel bem estruturada, as chances de um atendimento falho ficam bem reduzidas.


Por isso, para além de estar em todos os canais de venda, é importante saber como criar uma estratégia alinhada à realidade da sua empresa, e ter em mente as particularidades de quem mais importa: seus consumidores.


Em resumo, a experiência que o consumidor teve não aconteceu em apenas um canal, mas em vários canais ao mesmo tempo. E é por essa razão, que você deve oferecer uma transição fácil e rápida.


Não é à toa que um estudo global da CX Trends, em 2021, revelou que 62% dos consumidores entrevistados já desistiram de consumir algo devido a uma experiência ruim durante a jornada de compra.


Viu como a estratégia é fundamental para os negócios? Você não precisa ter uma loja física para fazer omnichannel, você precisa estar no máximo de canais possíveis dentro da sua realidade.


Qual a diferença entre Omnichannel e Multicanal?


Você já deve ter escutado em multicanal, não é mesmo?! Às vezes até antes de saber o que é omnichannel.


Com o método multicanal na sua empresa, você pode receber o consumidor por diversos canais, no entanto, sem a integração necessária para junção desses canais, sua empresa não usa a estratégia omnichannel.


Mas o que precisamos ter em mente é que o omnichannel ultrapassa o conceito de multicanal e adota a ideia do uso de vários métodos de promoção, distribuição e contato com a empresa.


Então, vamos entender primeiro o que é exatamente o multicanal, dessa forma você vai conseguir ver como é diferente do omnichannel.