Virtual Sistemas

4 dicas para maximizar o potencial do WhastApp nas vendas ao seu negócio

Vendas pelo WhatsApp: Integre sua central de vendas e descubra um mundo de possibilidades para impulsionar seus resultados.

Você sabe como potencializar o whatsapp para melhorar as vendas?

Atualmente, reconhecemos o WhatsApp como uma das ferramentas mais utilizadas para comunicação. Muitas pessoas não têm mais o hábito de verificar emails constantemente ou atender telefonemas, mas estão sempre prontas para responder a uma mensagem no WhatsApp.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 79% dos respondentes afirmaram utilizar o aplicativo para se comunicar com empresas. A pesquisa, conduzida com 2.075 usuários do WhatsApp em todo o Brasil, destaca a eficácia do aplicativo como meio de contato e prospecção de novos clientes (Fonte:https://blog.opinionbox.com/pesquisa-whatsapp-no-brasil/).
 
Neste texto, vamos apresentar algumas dicas para aprimorar suas estratégias de vendas no WhatsApp e impulsionar o interesse dos clientes.

Crie uma lista de transmissão

Uma estratégia eficaz para alcançar o sucesso na prospecção de clientes e no fechamento de vendas. 

Utilizando a lista de transmissão do WhatsApp, é possível enviar promoções, curiosidades, lançamentos e outros conteúdos de forma individualizada para diversos clientes, o que aumenta a personalização e o engajamento.
 
Você pode criar várias listas, segmentadas por primeiro contato, potenciais clientes e com base em interesses, localização ou histórico de compras. Essa abordagem permite que o cliente sinta que a empresa deseja estabelecer uma proximidade maior, facilitando a comunicação e fortalecendo o relacionamento. 
Neste texto, vamos apresentar algumas dicas para aprimorar suas estratégias de vendas no WhatsApp e impulsionar o interesse dos clientes.

Automatize quando possível

Muitas empresas lidam com um alto volume de chamadas e mensagens diárias, seja para novas prospecções, clientes em estágios intermediários do funil de vendas ou aqueles que já estão prontos para fechar negócio. Imagine ter que lidar com cada uma dessas interações individualmente, o processo seria demorado e cansativo para ambas as partes.
 
É por isso que a automatização se torna tão importante. Ela oferece a capacidade de enviar mensagens de boas-vindas, conduzir pesquisas de interesse e satisfação do cliente, além de proporcionar um atendimento rápido e personalizado. Essas práticas não só agilizam o processo, mas também contribuem para uma experiência mais humanizada, o que influencia positivamente na tomada de decisão do cliente no futuro.

Utilize recursos de multimídia

O WhatsApp oferece recursos de multimídia que podem ser aproveitados durante o processo de vendas. Com o interesse do cliente em obter informações detalhadas sobre o produto que deseja adquirir, enviar fotos, vídeos com curiosidades sobre o produto e áudios explicativos. Esses recursos não apenas enriquecem a experiência de compra, mas também facilitam a compreensão do produto pelo cliente.
 
Além disso, os recursos multimídia beneficiam as lojas ao melhorar a visibilidade dos produtos e chamar a atenção do cliente durante o processo de compra. Se você deseja explorar mais sobre as funcionalidades e curiosidades do WhatsApp, para ter ideias de como alavancar suas vendas e seus negócios, temos um artigo disponível para ajudá-lo (https://www.virtualsistemas.com.br/o-papel-do-whatsapp-na-jornada-de-compra-do-cliente/).

Ofertas e promoções

Promover ações promocionais pelo WhatsApp é uma estratégia valiosa para atrair clientes para o seu site e familiarizá-los com seus produtos. A divulgação de descontos exclusivos, cupons promocionais, acesso antecipado a vendas e ofertas relâmpago incentiva os clientes a realizar compras. Essas iniciativas não só estimulam as vendas, mas também cultivam um senso de exclusividade e urgência, impulsionando a interação e o engajamento dos clientes.
 
No entanto, é importante não subestimar o poder das promoções. É essencial que essa estratégia seja cuidadosamente estudada, pois nosso objetivo não é apenas despertar a curiosidade do cliente, mas sim fechar a venda. Ao oferecer ofertas e/ou descontos, devemos demonstrar ao cliente que compreendemos sua necessidade naquele momento, contribuindo para que ele adquira o produto que realmente deseja, seja aquele presente em seu carrinho ou o produto que vem pesquisando há tempos.

Conclusão

Ao implementar essas estratégias, você poderá potencializar o uso do WhatsApp como uma ferramenta eficaz de vendas, resultando em um aumento nas conversões, uma melhoria significativa no relacionamento com os clientes e um impulso no crescimento do seu negócio.
 
Para aprimorar ainda mais a experiência do cliente e a qualidade do atendimento, a Virtual Sistemas oferece o VSOmnia, um sistema omnichannel  gerenciador de leads completo. Com o VSOmnia, você pode integrar um chatbot personalizado, acessar relatórios detalhados do atendimento, verificar se o cliente foi atendido conforme o prazo de retorno, além de muitas outras funcionalidades que irão otimizar o processo de vendas da sua empresa.
 
Ficou curioso? Nos chame para um bate papo e conheça todas as possibilidades, através do nosso link: https://www.virtualsistemas.com.br/contato/ . 
 
No entanto, é importante não subestimar o poder das promoções. É essencial que essa estratégia seja cuidadosamente estudada, pois nosso objetivo não é apenas despertar a curiosidade do cliente, mas sim fechar a venda. Ao oferecer ofertas e/ou descontos, devemos demonstrar ao cliente que compreendemos sua necessidade naquele momento, contribuindo para que ele adquira o produto que realmente deseja, seja aquele presente em seu carrinho ou o produto que vem pesquisando há tempos.

Esse conteúdo te ajudou? Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos, promoções e novas funcionalidades da Virtual Sistemas.